HQ Vitalino II – 2012

A cada trabalho desenvolvido o cartunista caruaruense Sill torna evidente seu talento e ampla criatividade em compor cenas que sintetizam a realidade em que vivemos. Essa capacidade de transcrever nossa brasilidade, e verdade, para linhas do cartum é o que torna o artista, e sua obra, incontestavelmente original.

Com 103 páginas a nova edição da biografia em quadrinhos “Vitalino o menino que virou mestre” conta com o apoio do Funcultura (Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco). A produção executiva e o projeto gráfico ficaram a cargo da produtora cultural e designer Alice Santos.

Dentre as modificações realizadas o livro recebeu mais páginas, nova versão para capa, contracapa e orelhas, alguns balões foram melhorados, um capítulo foi inserido, que nos faz pensar sobre a reinvidicação dos Srs. Manoel e Severino Vitalino para que o “artesão” passe a ter acesso aos direitos trabalhistas, sendo reconhecido como um profissional. Tudo isso colabora para intensificar a compreensão do leitor da importância do mestre Vitalino para cultura pernambucana, bem como, do valor de sua obra como representatividade nordestina na construção da identidade estética nacional, e até mesmo do Brasil, entre outros países do mundo.

A HQ traz nas orelhas texto do José Salles (editor da Júpiter II, Jaú/SP) e texto do músico Ivan Bulhões (da Banda Sangue de Barro, Caruaru/PE).  O livro abre com texto do epistemólogo Edson de Melo (blogPAI, Frankfurt/GER) que analisa o significado da obra do Sill como representação simbólica da sabedoria prática presente nos modos de criar e ensinar do mestre Vitalino. A apresentação do projeto é do consultor cultural Arthur BigHead (CCB/ONG) que esclarece como a obra foi realizada fundada nas personalidades do mestre artesão e do cartunista artífice.

O ultimo cartum é uma homenagem do autor onde deixa clara a recepção de Luiz Gonzaga, por mestre Vitalino, ao seleto grupo dos artistas centenários brasileiros.

O livro se encontra a venda no site
http://sillhqvitalino.wordpress.com/vendas/
 
 
Contatos:
(81) 9666 4134 (Sill) sill.comix@uol.com.br
(81) 9222 2968 (Alice) alicesantos@uol.com.br
 
Esta edição tem o incentivo:
Anúncios